Petrobrás começa a investir em Energia Solar

0
145

A Petrobras e a Total, empresa francesa, assinaram um documento em conjunto com a intenção de investir na construção de usinas eólicas e solares no Brasil. Serão utilizadas as áreas terrestres da Petrobrás no Nordeste e a tecnologia da Total. Os estados no Rio Grande do Norte e Ceará são candidatos a receber empreendimentos eólicos, devido o vento ser forte e abundante.

A parceria, mesmo que limitada para avaliar novos negócios, abre as portas da estatal brasileira para um caminho que está sendo traçado há algum tempo pela indústria do petróleo, que percebe que a era do combustível fóssil (petróleo, gás natural) pode se unir e dar lugar a uma economia de baixo carbono como a energia renovável.

O Banco Mundial anunciou no ano passado que irá deixar de financiar projetos de petróleo e gás para focar em energia renovável, como energia solar e eólica. Essa notícia ajudou a motivar a ação das grandes petroleiras como ExxonMobil, BP, Eni, Repsol, Shell, Statoil, Wintershall e Total. Um dos objetivos desta medida é ajudar a cumprir o Acordo de Paris, que tem como meta diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera.

A colaboração eventual entre as petroleiras no setor renovável tem o objetivo de investir em novos projetos, além de, incentivar a participação conjunta em leilões promovidos pelo Governo Federal para tornar viável novas usinas de geração no Brasil, mesmo que novas aquisições não tenham sido descartadas.

Petrobrás começa a investir em Energia SolarFonte: Portal Solar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here