Empresas domésticas estão ganhando mais talentos na China, segundo relatório

0
186

Shanghai, (Xinhua) — Cada vez mais líderes empresariais estão recorrendo a empresas chinesas em vez de multinacionais quando buscam novas oportunidades, de acordo com uma pesquisa.

Cerca de 40% dos líderes empresariais que começaram novo emprego em uma companhia local na China nos últimos cinco anos vieram de uma empresa multinacional, de acordo com o relatório da consultoria global Bain & Company e da plataforma de mídia social LinkedIn China. Uma pesquisa semelhante em 2016 mostrou que apenas cerca de 33% dos entrevistados haviam tomado essa decisão.

O resultado veio de uma análise a 66 mil líderes de negócios no banco de dados de membros proprietários da LinkedIn China, abrangendo 350 grandes empresas em 18 setores.

O relatório atribuiu a reviravolta à constante expansão da economia chinesa e às abundantes oportunidades oferecidas pelo crescimento das companhias locais.

“As empresas chinesas estão redefinindo todo o nosso pensamento sobre o mercado de talentos, pois continuam a atrair líderes devido a sua experiência, salário, treinamento e oportunidades, que caminham lado a lado com suas operações e oportunidades em rápido crescimento”, avaliou James Root, parceiro da Bain e co-autor do relatório.

O documento revela que o crescente setor de tecnologia da China está desempenhando um papel cada vez mais proeminente na formação do cenário de negócios e recrutamento do país, já que as empresas de tecnologia tendem a ter líderes mais jovens, com mais exposição global e buscar talentos dentro do setor.

“As multinacionais precisam repensar e adaptar sua proposição de valor para garantir que os talentos locais sintam que terão oportunidades e se sintam valorizados, garantindo assim que não percam esta importante geração de líderes”, acrescentou Root.

Embora a reviravolta do fluxo de talentos continue nos próximos anos, uma tendência sustentável não é garantida, porque líderes jovens e não testados nas companhias locais tendem a mudar de emprego, à medida que a falta de habilidade e experiência pode impedir a expansão das empresas no exterior.

“É claro que tanto as empresas locais como multinacionais têm espaço para trabalhar em termos de envolvimento com talentos, mas o futuro é brilhante para o mercado, então esperamos que a concorrência se intensifique para talentos locais nos próximos anos”, destacou Hua Lin, gerente-geral da LinkedIn Talent Solutions da LinkedIn China.

Fonte: Xinhua

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here