Fenatran 2019: Cursor X – o motor do futuro para todos os tipos de carros

0
174

Conceito de fonte de energia 4.0 com construção modular pode ser abastecido por novos combustíveis, para variadas aplicações e veículos

Tecnologia representa o modo como a marca enxerga a evolução do Powertrain

Com mais de 150 anos de legado, a FPT Industrial utilizou sua tecnologia e experiência para projetar o Powertrain do futuro no Cursor X. O motor conceitual foi projetado pela equipe de Desenvolvimento de Produto (P&D) da marca em conjunto com o Centro de Design da CNH Industrial, mesclando capacidades técnicas e funcionalidades de uma fonte de energia 4.0 para novos combustíveis. Com construção modular, o Cursor X é utilizável em variadas aplicações e veículos e, principalmente, é ecologicamente consciente.

Uma das principais atrações da Fenatran 2019 – 22° Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga – de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, o Cursor X representa o modo como a FPT Industrial enxerga a inovação, refletindo a visão estratégica da marca para um futuro pensado no Planeta Terra.
FPT Cursor X

O conceito pode ser identificado por quatro fontes de energia principais, que na visão da marca da CNH Industrial norteiam a arquitetura, a lógica e os modos operacionais do futuro do Powertrain, não só do segmento On-Road, como também em aplicações Off-Road (máquinas agrícolas e de construção), geração de energia e marítima.

ADAPTÁVEL À SOLUÇÃO MAIS ADEQUADA

O Cursor X se adapta para fornecer a solução mais adequada aos negócios e missões dos clientes, independente da aplicação (gás natural, geração elétrica por células de combustível de hidrogênio ou em energia armazenada em bateria). Sua versatilidade permite combinações de operação em modo puramente elétrico a híbrido paralelo ou serial.

O conceito pode ter o mesmo tamanho de um motor tradicional de combustão interna, com arquitetura modular que permite fácil montagem e integração à arquitetura do veículo. Sua modularidade é aplicável em todas as famílias de motores da FPT Industrial, em uma ampla gama de potência. Também pode ser fornecido como um pacote ou em uma configuração desmontada.

Com uma ampla gama de opções, o Cursor X foi pensado para fornecer energia para tração, sistemas auxiliares, implementos e tomadas de força para qualquer veículo ou máquina – desde furgões de carga a ônibus, de tratores de esteira a escavadeiras, de tratores agrícolas a colheitadeiras. A solução também pode ser oferecida como um pacote para produtos de baixo volume que exigem eletrificação.

FUNCIONAMENTO CONSCIENTE

O Cursor X também foi projetado para ter uma capacidade de auto aprendizado, fornecendo informações de hardware e software. O conceito pode ser equipado com processadores e sensores capazes de reconhecer anomalias, analisando desgastes e prevendo necessidades de manutenção. Ainda pode ser conectado para comunicação externa, enviando dados operacionais valiosos. Acima de tudo, o Cursor X foi criado para estar ciente de seu status, capaz de projetar futuras tendências através da exploração da inteligência artificial e habilitado a interagir com o Control Room de operação da FPT Industrial.

Essa configuração mudará o papel do Powertrain para gerenciamento de armazenamento e energia. Por causa disso, o foco da FPT Industrial também mudará.

“Como a FPT Industrial sempre esteve à frente em produtos de valor agregado, abraçamos com felicidade esta evolução do foco de nosso negócio, para ser um integrador de sistemas, com diferentes soluções em energia, se tornando um fornecedor completo para uma nova geração de fontes inteligentes”, afirma a presidente da FPT Industrial, Annalisa Stupenengo.

“Em nossa história, muitas vezes fomos divisores de águas, introduzindo avanços tecnológicos como a injeção Common Rail e o sistema HI-eSCR. Nosso DNA inovador nos ajuda a construir o que queremos ser no futuro: uma marca de Powertrain 4.0 que oferece soluções a clientes 4.0”, aponta Stupenengo.

IDEAL PARA CADA APLICAÇÃO

O Cursor X entrega potência de acordo com as necessidades e aplicações dos clientes. A configuração a gás natural, com opção híbrida elétrica, é ideal para transporte de passageiros metropolitanos e regionais, reduzindo as emissões de CO2 em até 30%. A configuração elétrica a bateria é ideal para entregas urbanas, com autonomia estimada em 200 km. A célula de combustível de hidrogênio é uma tecnologia elétrica completa para missões de longa distância e transporte pesado, com uma autonomia estimada de 800 km.

A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on road e off road, máquinas agrícolas e de construção e também aplicações marítimas e de geração de energia. Com uma gama de produtos diversificada, a FPT Industrial trabalha com potência máxima de 31 kW (42 hp) até 740 kW (1006 hp), cilindradas de 2,2L a 20L, transmissões com torque máximo de 200 Nm a 500 Nm, eixos dianteiro e traseiros de 2 toneladas a 32 toneladas e geradores de energia com potência máxima de 30 kVA a 700 kVA. Líder mundial na produção de powertrain e de venda de motores GNV, a companhia conta com aproximadamente 8.400 colaboradores em todo o mundo distribuídos em 10 plantas, sendo duas delas na América Latina – em Sete Lagoas (MG/Brasil) e em Córdoba (Argentina) – e sete centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), entre os quais um em Betim (MG/Brasil). Tudo isso faz da FPT Industrial, uma empresa completa e que impulsiona o futuro por meio da sua tecnologia. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com e www.blogdafpt.com.br ou acompanhe as novidades da marca no Facebook e no Linkedin.

CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) uma das líderes globais no setor de bens de capital com experiência industrial reconhecida, tem uma ampla gama de produtos e presença mundial. Cada uma das marcas individuais que pertencem à empresa é uma força internacional de destaque em seu setor específico: Case IH, New Holland Agriculture e Steyr para tratores e máquinas agrícolas; CASE Construction Equipment e New Holland Construction para equipamentos de movimentação de terra; IVECO para veículos comerciais; IVECO BUS e Heuliez Bus para ônibus urbanos e rodoviários; Iveco Astra para veículos de pedreira e construção; Magirus para veículos de combate a incêndio; Iveco Defence Vehicles para defesa e proteção civil; e FPT Industrial para motores e transmissões; CNH Industrial Capital para serviços financeiros.

Fonte: Ascom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here