Reciclajipa será modelo para projeto de redução de lix em Porto Velho

0
130

O projeto socioambiental Reciclajipa será modelo para o projeto ReciclaPVH, com o objetivo de ampliar a consciência, o conhecimento e difundir informações para os cidadãos no sentido de ordenar: a separação dos resíduos nos domicílios; horários de coleta; destinação final; dicas para reutilização de materiais; informações sobre como reduzir o volume do lixo gerado; funcionamento do processo de reciclagem.

O tema e o detalhamento do proejto será apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Semana do Lixo Zero), que acontecerá na sexta-feira (19), das 16h às 21h, no Ifro Calama (Instituto Federal de Rondônia), em Porto Velho. No total serão cinco palestras sobre a temática durante o evento.

Segundo Vilton Sanchonete Pinto Filho, cocriador do Reciclajipa, o projeto é uma iniciativa para promover educação ambiental e ampliar a conscientização da população acerca da importância de tratar com mais responsabilidade os resíduos que geramos.
A meta é reduzir em 104 mil toneladas o montante de resíduos enviados ao lixão ou aterro municipal de Ji-Paraná, no período de quatro anos. “No momento, apenas 3% dos resíduos, de Ji-Paraná são reciclados, e com o projeto é possível atingir a média de 40%”, explicou Vilton.

LIXO ZERO / O seminário terá palestras sobre a destinação sustentável dos resíduos urbanos recicláveis

O Seminário – Será realizado na sexta-feira (18) no auditório do Ifro Calama, em Porto Velho, das 14h às 18 h, aberto para a participação de todos interessados no tema.

Programação – Os temas são: Novas oportunidades e potencialidade na utilização dos resíduos da madeira (Professor Alvaro Moraes), Projeto Sr.

Poluição: o boneco de lixo que calcula a produção de lixo das pessoas (Professora Cármen Sílvia de Andrade Corrêa), Projeto Seja a Diferença (Vera Almeida, estudante), Catadores de materiais recicláveis: sociedade e meio ambiente (Toni dos Santos, catador), Projeto ReciclaJipa e introdução ao reciclapvh.com.br (Vilton Sanchonete Pinto Filho, cocriador)o

Informações e inscrições – Através de acesso online no site do evento www.semanalixozero.com.br/porto-velho.
Propostas – O seminário faz parte da Semana Lixo Zero e busca debater alternativas sustentáveis para o meio ambiente com a geração de renda para famílias de catadores de materiais recicláveis.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here