Pronto Socorro João Paulo II realiza a I Semana de Conscientização de Resíduos Hospitalares

0
74
Destino correto dos resíduos hospitalares

Com o objetivo de conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância do correto descarte do resíduo hospitalar, o Pronto Socorro João Paulo II, através do Núcleo de Educação Permanente, Plano de Gerenciamento de Resíduos De Serviços de Saúde (PGRSS) e a equipe de Residência Multiprofissional de Urgência e Emergência, realizará a I Semana de Conscientização de Resíduos Hospitalares, de 4 a 8 de novembro, para  profissionais de saúde, colaboradores e acompanhantes.

Desde abril que esse trabalho vem sendo realizado dentro do Pronto Socorro João Paulo II, e com resultados visíveis, como economia de cerca de R$ 20 mil por mês. “Nosso trabalho vem sendo de conscientizar os profissionais e os acompanhantes, vamos de leito em leito, falar e mostrar a importância de fazer corretamente o descarte do resíduo hospitalar. Acreditamos que após a realização desse evento, vamos alcançar resultados ainda melhores”, destacou Deizieny Aires, responsável pelo controle de resíduos sólidos do Pronto Socorro.

A coleta do resíduo hospitalar é feita sete vezes ao dia, sendo duas pela manhã, duas a tarde e três à noite, esse lixo fica armazenados dentro das ‘bombonas’, no abrigo de resíduos. “Antes desse trabalho de conscientização, o lixo chegava a pesar até 1.800 quilos, hoje chega em torno de 600 a 800 quilos cada pesagem. As pesagens são feitas às segundas, quartas e sextas-feiras, sendo que o local que acumula mais lixo é a sala de emergência e o centro cirúrgico, devido o acumulo de sangue”, afirmou Edmilson Bezerra Cruz Junior, residente de enfermagem.

A direção do Pronto Socorro João Paulo II apoia a iniciativa. “Fazer a separação desse resíduo custa a vida de muitas pessoas. Esse lixo é descarregado na Vila Princesa e vários catadores trabalham no local e correm o risco de serem contaminados. Esperamos que todos abracem essa causa e tirem suas dúvidas, assim teremos um resultado muito mais positivo”, disse Carlos Eduardo Rocha Araújo, diretor do João Paulo II.

Durante toda semana que começa no dia 4 de novembro, com uma exposição de materiais recicláveis, as equipes irão aos setores, com informativos didáticos e dinâmicos, além de realizarem palestras, o encerramento será dia 8 com o workshop “O descarte incorreto do seu lixo traz prejuízo à saúde de alguém”.

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Sângela Oliveira e Admilson-Knightz

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here