Legislação Participativa promove seminário no Rio sobre a crise na reforma agrária

0
78

A Comissão de Legislação Participativa realiza seminário hoje, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), para debater a crise da reforma agrária. O evento foi pedido pelos deputados Glauber Braga, Talíria Petrone, Marcelo Freixo e David Miranda, todos do Psol do Rio.

A bancada lembra que, hoje, “cerca de 30 milhões de pessoas habitam a zona rural – mais do que a população da Venezuela – sendo que aproximadamente 55% – quase 17 milhões de pessoas – encontram-se em situação de pobreza – população superior à chilena”.

Segundos os parlamentares, a renda média dos trabalhadores rurais pobres é de aproximadamente 80% do salário mínimo e a renda média dos trabalhadores rurais não pobres é 40% inferior ao rendimento médio nacional. “Em momentos de ajuste fiscal, gastos do governo com infraestrutura, e nesse caso mais específico com a reforma agrária, são os primeiros a serem cortados”, observam os autores do requerimento.

Foram convidados para o seminário representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Rio de Janeiro; do Assentamento Osvaldo de Oliveira, em Macaé; do Assentamento Irmã Dorothy, em Quatis; e da diretoria regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Da Redação – RS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here