Ex-Secretário Nacional de Segurança Alimentar do Brasil será novo Representante do IICA na Argentina

0
113

O Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, designou como novo Representante na Argentina do organismo especializado em desenvolvimento agrícola e rural o ex-Secretário Nacional de Segurança Alimentar do Brasil, o engenheiro agrônomo Caio Rocha.

Ao formalizar a nomeação, Otero destacou o comprometido trabalho que Rocha tem desempenhado no IICA como Coordenador Regional para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, cargo que ocupa desde 2018.

“Sem dúvida será um grande apoio para o fortalecimento do setor no país, é uma excelente pessoa que se caracteriza por sua experiência, compromisso e bom diálogo”, destacou o Diretor Geral do IICA.

Caio Tibério Dornelles da Rocha é engenheiro agrônomo com Mestrado em Gestão e Políticas Públicas.

Sua carreira está marcada pela formulação e execução de políticas públicas dirigidas à agricultura familiar e sua vinculação com os mercados, mediante projetos inovadores em crédito rural e cooperativismo.

Em seu estado natal, Rio Grande do Sul, foi presidente da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater) e depois Secretário de Agricultura.

Em nível federal foi Secretário Nacional de Política Agrícola e Secretário Nacional de Desenvolvimento Agrícola e Cooperativismo, cargos que desempenhou no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Também foi Secretário Nacional de Infraestrutura, Desenvolvimento e Pesca; e Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), hoje Ministério da Cidadania.

Ao longo de sua trajetória profissional no setor público, Caio Rocha elaborou e implementou programas de apoio à agricultura familiar, vários deles focados na concessão de crédito a este setor para a organização da produção agrícola e a inclusão produtiva rural, com o objetivo de erradicar a pobreza no campo.

Também trabalhou na construção de novas cooperativas e no fortalecimento do cooperativismo no Brasil, no qual se destacou como Secretário Executivo do Conselho Interministerial de Segurança Alimentar, sendo um dos protagonistas do Plano Brasileiro de Segurança Alimentar 2016 – 2019.

É autor de livros e diversos artigos em temas de extensão rural e foi precursor na elaboração do desenho da Agência Brasileira de Extensão Rural, priorizando a Agricultura Familiar.

“Me sinto muito honrado de estar na Argentina, de ter a oportunidade de servir a este país tão importante e destacado na agricultura mundial. Nos dedicaremos com muito esforço para produzir resultados. O IICA tem o compromisso de atuar na cooperação para o bem-estar social no meio rural, contribuindo para aperfeiçoar modelos inclusivos de desenvolvimento rural vinculados à Agricultura Familiar e ao combate à pobreza rural”, afirmou Caio Rocha.

Sobre o IICA
É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano, cuja missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados Membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here