Ibama realiza primeira soltura de animais silvestres na Bahia em 2020

0
109

Analistas e técnicos do Ibama realizaram na última sexta-feira (17/01) a primeira soltura de animais silvestres na Bahia em 2020. Foram devolvidos à Mata Atlântica 79 animais: 35 répteis (jacaré, serpentes), 24 mamíferos (ouriços-cacheiros, sariguês, tatus) e 20 aves (periquitos-rei, corujas, gaviões).

Parte dos animais eram mantidos no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto no estado e o restante estava sob os cuidados do zoológico de Salvador.

“Agora eles poderão voltar a cumprir seu papel ecológico”, comemora a bióloga que chefia a Divisão Técnico-Ambiental do Ibama na Bahia, Lívia Martins. Ela explica que os animais prestam serviços ambientais importantes, como dispersão de sementes, controle de pragas e até fertilização do solo. “A soltura devolve ao ambiente seus verdadeiros cuidadores”, concluiu Lívia.

A Superintendência do Ibama na BA contou com o apoio do Instituto de Veterinária da Universidade Federal da Bahia, do zoológico estadual e dos órgãos policiais e de controle que integram o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).

Fonte: Ibama

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here