IICA e CropLife se aliam para promover boas práticas agrícolas e o uso responsável da biotecnologia na América Latina e no Caribe

0
87
José Perdomo, Presidente Executivo da CropLife Latin America; e Manuel Otero, diretor geral do IICA; eles estenderam o acordo que as organizações mantêm há anos.

São José, 20 de fevereiro de 2020 (IICA). – A promoção das boas práticas agrícolas e do uso responsável da biotecnologia na América Latina e no Caribe é o objetivo de um convênio de trabalho conjunto que foi renovado esta semana pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a CropLife Latin America.

O acordo, o qual será prorrogado por quatro anos, foi assinado pelo Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, e o Presidente Executivo da CropLife Latin America, José Perdomo. Contempla o fomento da produtividade e da sustentabilidade dos sistemas agroprodutivos da região e o intercâmbio de informações cientificamente validadas nas áreas de biotecnologia e biossegurança.

Além disso, facilitará a geração de conteúdos educativos e a capacitação de produtores, associações, funcionários, academia e organizações não governamentais sobre esses temas.

“O IICA promove a tomada de decisões sobre a aplicação da biotecnologia e a incorporação de medidas de biossegurança na agricultura com base na ciência, e, portanto, acompanha os países da América Latina e do Caribe na geração de capacidades técnicas e institucionais nessas áreas, em parceria com organizações que nos agregam valor, como a CropLife”, assegurou o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.

“A América Latina e o Caribe desempenham um papel fundamental na segurança alimentar global; a adoção e o uso responsável das agrotecnologias são fundamentais para avançar para uma maior sustentabilidade agrícola e cumprir os Objetivos de desenvolvimento sustentável. Esse acordo nos permite continuar com o esforço de capacitação nas boas práticas agrícolas e no uso responsável da biotecnologia”, disse José Perdomo, Presidente Executivo da Croplife Latin America.

O convênio também inclui o projeto de instrumentos de cooperação, como seminários a distância e presenciais, workshops, foros, visitas técnicas, promoção de experiências para a transferência de boas práticas agrícolas e a participação em foros internacionais.

Sobre o IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

Sobre a CropLife Latin America

CropLife Latin America é uma organização sem fins lucrativos, integrada por uma rede das cinco companhias líderes do setor de insumos agrícolas e de associações (câmaras) em 18 países da América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here