Ministro da Ciência e Tecnologia da Costa Rica apoia o CIMAG, proposta do IICA que une educação e o futuro da agricultura

0
121
O ministro da Ciência, Tecnologia e Telecomunicações da Costa Rica, Adrián Salazar, ao lado do Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, durante sua visita ao CIMAG.

San José, 21 de fevereiro, 2020 (IICA). O ministro da Ciência, Tecnologia e Telecomunicações (MICITT) da Costa Rica, Adrián Salazar, apoiou os esforços do IICA para colocar em funcionamento o Centro de Interpretação do Amanhã da Agricultura (CIMAG), um espaço educativo destinado aos jovens para mostrar-lhes como as tecnologias atuais transformam o agro.

Salazar elogiou a iniciativa durante uma visita à sede central do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em San José, na Costa Rica, onde está localizado o CIMAG.

Neste centro de inovação, promovido pelo IICA em parceria com a Microsoft, se ressalta o papel chave das novas tecnologias no setor agrícola por meio de experimentação virtual e interativa, uso de inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, Internet das Coisas (IoT) e outros recursos, assim como seu impacto no bem-estar das famílias que moram no campo.

“A tecnologia é fundamental, daí que vemos com bons olhos este esforço que o IICA faz com o CIMAG. Seguem na direção correta e, por parte do ministério, estaremos abertos em apoiar todas as iniciativas que se façam neste sentido”, afirmou o ministro, que foi recebido pelo Diretor Geral do organismo internacional especializado em agricultura, Manuel Otero.

Salazar acrescentou que a criação deste centro se dá em um momento crucial para o agro, no qual se tem como um de seus principais desafios captar o interesse dos jovens e abri-los para oportunidades de desenvolvimento no mundo rural, assim como se adaptarem às mudanças de acordo com a demanda no nível produtivo e dos mercados.

“É essencial dotar a agricultura de tecnologia de ponta com a finalidade de que os jovens possam permanecer trabalhando no campo como seus pais fizeram, lavrando a terra e gerando alimentos, mas de uma forma moderna, digitalizada, ligada ao mundo das novas tecnologias da informação e da comunicação”, indicou o titular do MICITT.

O Diretor Geral do IICA agradeceu o apoio do ministro Salazar, e ressaltou que a intenção é que o CIMAG seja replicado de forma online nos demais países membros do Instituto.

“Nosso objetivo é converter o CIMAG, uma aposta para a educação de crianças e jovens sobre as tecnologias que modernizarão a agricultura das Américas, em uma referência no hemisfério, um polo de atração para múltiplas ações de cooperação horizontal que propiciem o bem-estar e a maior qualidade de vida para a população rural do continente”, destacou Otero.

Sobre o IICA
É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here