Tecnologia: Agenda digital facilita comunicação entre a família e a escola

0
225

Pais estão cada vez mais adeptos a aplicativo que otimiza e agiliza informação com a instituição de ensino

Jundiaí, fevereiro de 2020 – A tecnologia está cada vez mais atrelada aos afazeres do dia a dia. No aparelho celular você conta com apps pra controlar sua agenda, rotina de alimentação, prática de atividade física entre tantas outras possibilidades. Na educação, os processos também estão se modernizando. O canal de comunicação entra a escola e as famílias agora passou a ser digital, por meio de uma agenda em forma de aplicativo.

No Colégio Divino Salvador, desde 2017 a agenda digital, AgendaEdu, é a ferramenta que vem facilitando a vida dos pais de alunos. Camila Lupino, assistente administrativo da instituição, afirma que o processo de implantação aconteceu de forma gradual. “Ao longo dos anos a participação dos pais foi crescendo. Em 2019 o app teve engajamento de aproximadamente 80%, tanto de responsáveis como de alunos. Aqui, a partir do 6º ano os alunos também têm acesso”.

O aplicativo deve tornar a comunicação escola e família mais simples e efetiva. “Tomamos sempre cuidado para que as informações enviadas sejam assertivas e que não deixem dúvidas. Também colabora com a diminuição de informações desencontradas e não oficiais. Nosso principal objetivo é: em caso de dúvida, a informação oficial pode ser facilmente encontrada pelos pais no aplicativo da AgendaEdu”.

A ferramenta oferece várias possibilidades, entre elas:

Comunicados – área em que o colégio publica informações gerais sobre o dia a dia escolar e os professores compartilham materiais adicionais para estudo (imagens, vídeos, arquivos).
Eventos – agenda dos eventos programados, como reuniões de pais, palestras e cursos. Nesse caso os pais são notificados várias vezes para que não se esqueçam do compromisso.
Atividades – os professores preenchem essa área com todas as informações das atividades solicitadas. Ajuda na organização dos alunos, para que não percam data de entrega, por exemplo.
Mural de fotos – local para compartilhar fotos dos alunos com total segurança e privacidade.
Chat de Mensagens – por meio de canais específicos, pais e alunos podem entrar em contato com diversos setores do colégio, desde tirar uma dúvida com a professora da sala, até resolver pendencias financeiras.

Em 2020 a expectativa é engajar ainda mais famílias no uso do app, passando os 90%, e criar novos mecanismos dentro do aplicativo, como a possibilidade de pagamentos de atividades extras diretamente pela agenda. “Acreditamos que vai facilitar ainda mais para os pais, pois o pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou boleto, diretamente na AgendaEdu”.

Por Livia Haddad | MR Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here