Universidade realiza Seminário Grandes Projetos, Mineração e a agenda Neoliberal para os territórios dos povos amazônicos

0
103

Abertas inscrições para o Seminário Grandes Projetos, Mineração e a agenda Neoliberal para os territórios dos povos amazônicos

O Departamento de Geografia (DGEO), o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) e o Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), convidam a todos para o Seminário “Grandes Projetos, Mineração e a agenda Neoliberal para os territórios dos povos amazônicos”.

O evento acontecerá no dia 12 de março, das 14h às 18h, no auditório Professor Milton Santos, no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, com objetivo de analisar a agenda neoliberal do Estado brasileiro para a Amazônia, que tende a produzir desterritorializações dos povos e comunidades tradicionais, expandir os impactos ambientais nas Áreas Protegidas, ampliar a cartografia dos conflitos socioterritoriais na região e fragilizar os direitos territoriais e humanos dos povos amazônicos.

Participam da mesa de diálogo os professores Alfredo Wagner Berno de Almeida (Antropólogo – UEMA/UEA), Benjamin Alvino de Mesquita (Economista – UFMA), Ricardo Gilson da Costa Silva (Geógrafo – UNIR), os ativistas sociais João Marcos Dutra (MAB) e Valdenilda Massaca Karitiana (Indígena).

A atividade acadêmica compõe as ações de extensão das instituições promotoras com a finalidade de divulgar, compartilhar e debater temas relevantes para a sociedade, articulado ao conhecimento científico, experiências de pesquisa e formação do público participante. O evento está vinculado aos projetos de extensão e de pesquisa do Grupo Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA), apoiados pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA/UNIR) e pela Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas (FAPERO).

Para realizar a inscrição, basta acessar o link Formulário de inscrição Seminário GTGA 2020. Ao público presente será entregue certificado de participação.

Fonte: UNIR

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here