PARAÍBA – Extrativistas recebem orientações sobre a subvenção da PGPM-Bio

0
125

Extrativistas paraibanos recebem esta semana a visita de técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em uma série de capacitações para participação na Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Por meio da Política, a Conab oferece subvenção direta aos pequenos produtores, pagando um bônus após a comprovação da venda de sua produção por um preço inferior ao fixado pelo governo federal.

O umbu é o produto extrativo que será tema das orientações realizadas nos municípios de Picuí, Pedra Lavrada, Sossêgo, Juazeirinho e Sumé. O público-alvo dos encontros serão cooperativas, extrativistas e também organizações governamentais e não-governamentais que possuem o intuito de fortalecer a cadeia produtiva da biodiversidade do umbu na Paraíba.

No ano de 2019, a Conab atendeu 114 extrativistas de umbu no estado com um subsídio total de R$ 83.667,33 distribuídos nos municípios de Picuí, Sossêgo, Baraúna, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada e Sumé.

Já a mangaba, outro produto subsidiado pela PGPM-Bio na Paraíba, gerou em 2019 o atendimento de 621 extrativistas com mais de R$ 1,1 milhão pagos em subvenções nos municípios de Baía da Traição, Belém, Marcação, Mataraca, Pitimbu e Rio Tinto.

Por Gerência de Imprensa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here