11 Dicas para um período de distanciamento social mais saudável

0
156

O distanciamento social indicado às pessoas por conta da pandemia de COVID-19, o Coronavírus, pode se tornar um tédio – mas pode ser também uma oportunidade para você rever seus conceitos e excluir maus hábitos ao mesmo tempo que incorpora novas atividades no seu dia a dia. Com isso em mente, o movimento Pimp My Carroça, que visa tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, criou uma lista com 11 dicas para uma rotina mais ambientalmente responsável – durante esse período e depois dele também. Confira abaixo.

1- FECHE A TORNEIRA ENQUANTO LAVA AS MÃOS. Não é preciso desperdiçar água pra higienizar as mãos e se proteger do vírus. O Dr. Dráuzio Varella mostra como isso é possível neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rsQlyIwetsE

2- COZINHE EM CASA. Evite pedir comidas via delivery o tempo todo. É uma facilidade, claro, mas é também um dos jeitos mais fáceis de gerar resíduo em excesso. Confira 70 dicas de receitas fáceis para você fazer em casa: https://www.receiteria.com.br/receitas-faceis/

3- CULTIVE UMA HORTA EM CASA. Esse é um período para comer em casa. E, quanto menos você precisar ir pro mercado, melhor. Se possível, cultive uma hora no jardim de casa ou varanda de seu apartamento, é muito fácil. Confira o tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=PlftGWQ4KXQ

4- FAÇA UMA COMPOSTEIRA. Como você vai fazer as refeições em casa, sua geração de resíduos orgânicos vai bater recordes! Aproveite esse tanto de resíduo para produzir adubo orgânico! A composteira vai deixar sua terra mais rica e sua hortinha – ou mesmo seu jardim – mais vistoso. Aprenda no tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=jTvU0mbrvgk

5- ABUSE DA LUZ NATURAL. Em geral, casas são ambientes mais arejados e menos dependentes de luz artificial que escritórios. Deixe a luz do sol entrar sem medo e só acenda luzes quando for muito necessário. Dessa maneira, você consegue favorecer seus olhos e sua conta de luz.

6- DIGA ADEUS AOS DESCARTÁVEIS! Agora que você está trabalhando de casa, pare e repare: olha como uma vida sem descartáveis é possível! Mantenha esse aprendizado em mente e incorpore esse novo hábito em sua rotina de trabalho pós-pandemia. Uma mudança simples como levar para o escritório sua própria caneca já evita o consumo de dezenas de copinhos descartáveis toda semana. Essa dica, no entanto, não se aplica a luvas ou máscaras descartáveis, que devem ser usadas se essa for a recomendação médica.

7- NÃO DEIXE APARELHOS ELETROELETRÔNICOS EM STAND BY. Não está usando o aparelho durante a quarentena? Melhor tirar da tomada. Aparelhos em stand-by podem representar até 12% do consumo de energia de uma casa.

8- SEPARE SEUS RESÍDUOS RECICLÁVEIS. A falta de tempo em geral é a desculpa pra quem destina todos os tipos de resíduo em um mesmo recipiente. Aproveite que você vai ter bastante tempo em casa e passe a separar seus resíduos corretamente. Crie e implemente esse hábito para além do período de distanciamento social: mantenha 3 recipientes: um para orgânicos, um para lixo comum e outro para recicláveis. Lembrando que material reciclável bom é material reciclável limpo.

9- CONTRATE O SERVIÇO DE UMA CATADORA OU CATADOR PELO APLICATIVO CATAKI. O Cataki é um serviço de reciclagem delivery. E, já que nesse momento a tendência é que as pessoas produzam mais resíduos em casa, chamar um catador ou uma cooperativa para coletar esses materiais é muito importante. Cada dia que passa, esses profissionais vão encontrar menos resíduos nas ruas.

Aproveite esse momento pra dar a esse trabalhador uma remuneração ainda maior do que o tradicional. Dependendo do valor pago, a sua coleta pode ser a última que ele faça no dia, isso pode fazer com que ele possa passar o restante da jornada em casa, em uma espécie de mini-distanciamento.

10- ACUMULE UMA BOA QUANTIDADE DE RESÍDUOS ANTES DE CHAMAR O CATADOR. Cada coleta nesse momento vale ouro. Já que a recomendação é o menor contato possível com outras pessoas, acumule os resíduos da semana antes de chamar o catador. Além de você gerar uma boa coleta, também ajuda o profissional a fazer menos viagens. Não adianta lembrar do COVID-19 e esquecer da dengue, então pra essa dica vale a ressalva: não deixe água acumulada em seus resíduos.

11-. DOE ALIMENTOS E ITENS DE HIGIENE PROS CATADORES. Doe um produto de higiene que você tenha disponível. A gente sugere álcool 70% ou um detergente. Mas sabonetes, luvas descartáveis e máscaras também são muito bem-vindos. Alguns desses itens estão escassos, mas, considerando que esses profissionais estão ainda mais vulneráveis, eles merecem esse cuidado para que o vírus não se propague ainda mais.

Não acumule alimentos em excesso na sua casa! Muitas catadoras e catadores não poderão fazer compras enormes para ter alimentos de sobra nos próximos dias. Então, pense pensar no próximo. Caso você tenha itens sobrando, pergunte ao catador se ele está precisando de algo. Um pacote de arroz ou uma caixa de leite podem fazer toda diferença.

Além dessas 11 dicas, não custa lembrar: lave bem as mãos. Fique em casa. Não entre em pânico. Tenha empatia.

Não é todo mundo que vai conseguir adotar todas essas dicas sustentáveis. Sem problema! Incorpore as dicas que forem viáveis e adicione outras dicas que você não encontrou aqui! O planeta agradece

Sobre o movimento Pimp My Carroça

É um movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade – e aumentar sua renda – por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva. Desde o seu início, mais de 2.000 catadores/as foram atendidos, mobilizando cerca de 1.200 grafiteiro(as) e aproximadamente de 2.500 voluntário(as) – além de 23 cooperativas de catadores que receberam mutirões de pintura. As ações do projeto foram replicadas em cerca de 50 cidades de 14 países diferentes, como Colômbia, Argentina, EUA e Marrocos. Em 2017, o Pimp My Carroça lançou o premiado app Cataki.

Sobre o Cataki

O Cataki é um aplicativo gratuito disponível para celulares Android e iPhone (iOS). O app conecta o gerador de resíduo ao catador que vai dar a destinação correta a esse material. O objetivo da plataforma é utilizar a tecnologia para aumentar a renda dos catadores e ampliar os índices de reciclagem no Brasil.

Até hoje já foram realizados 200 mil downloads do app – atualmente, cerca de 3.200 catadores e 161 cooperativas de reciclagem estão cadastrados em mais de 530 cidades do Brasil.

Em 2018, durante evento na sede da UNESCO em Paris, o app ganhou o prêmio Netexplo de Inovação Digital, sendo apontado como a principal plataforma digital de impacto social entre as duas mil iniciativas do mundo todo que participaram da premiação. Com mais de 45 mil votos, o Cataki é também o vencedor do Chivas Venture 2019, na categoria People’s Choice. A premiação é global e reconhece iniciativas tecnológicas de impacto socioambiental.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here