Ministros do Conselho Agropecuário do Sul e da Agricultura do Peru acordam em “trabalhar mais unidos que nunca” para garantir segurança alimentar

0
102

Montevidéu, 14 de abril de 2020 (IICA). Os ministros do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) e da Agricultura do Peru se reuniram por meio de uma videoconferência, pela segunda vez em poucos dias e com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), para abordar temas relevantes sobre a situação atual durante a pandemia de Covid-19 e o abastecimento de alimentos na região.

O encontro virtual contou com a presença dos integrantes do CAS, como o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Luis Basterra; a ministra do Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, Beatriz Capobianco; a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa; o ministro da Agricultura do Chile, Antonio Walker; o ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Rodolfo Friedmann; e o ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Carlos María Uriarte. Também participou a vice-ministra da Agricultura e Irrigação do Peru, Paula Carrión.

O Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, foi outro dos participantes da videoconferência.

Durante a reunião, os ministros realizaram uma atualização da situação sanitária da Covid-19 em cada país. Apresentaram uma atualização das políticas e medidas internas no setor agroalimentar, passando pela situação do tipo de mudança e seus efeitos em nível nacional e a situação dos preços no setor, e continuaram com um intercâmbio sobre a situação comercial dos diferentes produtos do setor.

O presidente pro tempore do CAS, o ministro Antonio Walker, do Chile, destacou a importância de se garantir o abastecimento dos alimentos para as populações, por isso é imperativo estar “mais unidos que nunca, demostrando a solidariedade entre os países da região, mais que fechar as portas, o que se pretende é abri-las para garantir a alimentação nos países”.

Os ministros deixaram clara suas posições de compartilhar experiências e continuar trabalhando mais do que nunca em conjunto.

O Diretor Geral do IICA colocou à disposição dos ministros as ferramentas com as quais está trabalhando no Instituto nesta situação de emergência sanitária, como por exemplo o Comitê Assessor para a Segurança Alimentar, que transmite análises e recomendações para a tomada de decisões nos estados; a publicação de um monitor e um blog sobre segurança alimentar e a coordenação de reuniões regionais virtuais de ministros da Agricultura, como esta dos países do CAS e o Peru.

Além disso, o IICA está desenvolvendo novas ferramentas tecnológicas que permitirão aos ministros trocar informações sobre produtos que sobram e que faltam.

Sobre o CAS

É o fórum ministerial de consulta e coordenação de ações regionais, formado pelos ministros da Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que tem como objetivo fundamental definir as prioridades da agenda agropecuária e tomar posições sobre temas de interesse regional com a finalidade de articular o desenvolvimento das ações acordadas.

Sobre o IICA
É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here