Países das Américas expressam amplo respaldo à estratégia do IICA frente à pandemia

0
76

San José, 7 de maio de 2020 (IICA). A Comissão Consultiva Especial para Assuntos Gerenciais (CCEAG), um mecanismo especial de assessoria à Direção Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), integrado por nove países, expressou um amplo e unânime respaldo às estratégias do organismo hemisférico para enfrentar os desafios da pandemia, que incluem o fortalecimento de suas ações de apoio aos países membros e medidas de austeridade e flexibilidade para toda sua operação.

A Comissão destacou as reformas empreendidas pelo IICA em um curto período de tempo e implementadas de maneira proativa, com ênfase na quantidade e na qualidade das ações técnicas implantadas, como as reuniões realizadas com os Ministros e Secretários de Agricultura das regiões Mesoamericana, Andina, Sul, Caribe e Norte do hemisfério, assim como os diálogos mantidos com o setor privado e atores das principais cadeias produtivas hemisféricas, em um contexto desafiante para os recursos do Instituto.

“O IICA recebeu um amplo e unânime respaldo a seu trabalho técnico e gerencial ante a atual crise sanitária mundial, o que nos obriga ainda mais a acrescentar nossos esforços para que os países das Américas possam garantir a segurança alimentar de sua população”, declarou sobre a reunião o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.

“Estou muito satisfeito, pois também houve um acordo para projetar o crescimento do IICA, dadas as crescentes necessidades de cooperação técnica dos países das Américas no contexto atual, no qual estamos demonstrando nossa capacidade de resposta “, afirmou.

Na reunião anual da CCEAG, realizada em 2020 por videoconferência, participaram delegações dos Ministérios e Secretarias de Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Nicarágua e Santa Lucía. Dos nove membros da Comissão, seis são permanentes e três atuam de forma rotativa.

Os representantes se comprometeram a esgotar as instâncias para fortalecer o IICA frente ao desafio financeiro provocado pela atual pandemia.

Na reunião, o Diretor Geral do IICA invocou a recriação do espírito com o qual o IICA foi fundado como organismo especializado em agricultura e ruralidade das Américas, em 1942, em meio à grande crise provocada pela Segunda Guerra Mundial.

“Diante da pandemia do novo coronavírus, enfatizo a necessidade de contar com uma mística especial e de esgotar todas as instâncias que fortaleçam nossa cooperação técnica, a serviço de todos os habitantes das Américas “, manifestou Otero, reforçando o papel do IICA como facilitador e ponte estratégica de soluções inovadoras que escuta, propõe e age.

A declaração do Diretor Geral do IICA contempla o reposicionamento da atividade agropecuária como um dos setores determinantes para a recuperação da economia mundial, além de ser fundamental para preservar a segurança alimentar durante e após a emergência criada pela Covid-19.

Nos últimos 60 dias, o IICA organizou seis reuniões regionais entre os Ministros e Secretários de Agricultura do hemisfério, um número significativo de diálogos bilaterais para reforçar a assistência aos países, criou conselhos assessores sobre segurança alimentar e comunicação, um monitoramento e um blog sobre segurança alimentar, um índice de vulnerabilidade alimentar e ferramentas tecnológicas para fortalecer a sanidade agropecuária, o comércio intrarregional e a capacitação virtual em temas de agricultura.

Também lançou, das mãos de renomados artistas do hemisfério, uma campanha de reconhecimento aos trabalhadores da cadeia agroalimentar, reforçando a consideração política e social de uma atividade fundamental para a vida.

Sobre o IICA
É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here