Adubo orgânico ajuda na produção de “abacaxis campeões” e sem agrotóxico

0
136

O aumento do consumo de produtos orgânicos, que não têm adição de químicos em seu desenvolvimento, força a produção por frutas, legumes e outros alimentos deste tipo. Com isso, são necessárias técnicas mais eficazes, porém não agressivas, para impulsionar este mercado e torná-lo economicamente rentável. Pensando nisso, pesquisadores brasileiros testaram o uso de adubo orgânico do tipo bokashi no cultivo de abacaxi-pérola e perceberam que a técnica contribui na produção de frutos tipo A – que pesam mais de 1,5 kg e possuem grande valor de venda.

Em estudo desenvolvido pelas unidades Embrapa Mandioca e Fruticultura e Embrapa Agrobiologia, publicado no fascículo da revista “Ciência Rural”, cientistas indicaram que os abacaxis orgânicos fertilizados com bokashi (nome japonês para matéria orgânica) foram bem aceitos por consumidores em termos de acidez, doçura e textura.

Foram dez meses de experimento, entre o plantio e a colheita, realizados em Lençóis, na Bahia, seguidos de análise laboratoriais e testes com consumidores. Como conclusão, a investigação recomenda utilizar doses de 20 toneladas por hectare de bokashi para aumentar o desenvolvimento de frutas tipo A, que têm aceitação boa, reduzindo ainda o custo dos produtores.

Adubo orgânico ajuda na recuperação do solo

O tipo de adubo utilizado em colheitas está fortemente relacionado à qualidade do fruto final, já que alteram as características internas e externas da fruta. Neste caso, o bokashi teve êxito na plantação de abacaxis por ser rico em nitrogênio e potássio, dois nutrientes com maior influência no peso do abacaxi. Outros benefícios do adubo orgânico envolvem a recuperação do solo, uma vez que melhoram suas características químicas, físicas e biológicas.

Em 2018 a produção de orgânicos no Brasil cresceu 20% em relação a 2017, atingindo faturamento de R$ 4 bilhões, segundo o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis). Em março de 2019, o número de agricultores deste setor no país chegou a 17.730, representando crescimento de 200% em relação a 2012. Hoje, o Brasil é o 12º maior fornecedor de orgânicos do mundo, mas a produção brasileira de abacaxis ainda é incipiente, com 12 produtores registrados no país, 6 dos quais estão no estado do Paraná, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, 2017).

Realizado com auxílio financeiro da Bioenergia Orgânicos, o estudo permite contribuir para o aumento do cultivo de abacaxi orgânico ao oferecer informações técnicas sobre sua plantação.

Fonte: Agência Bori

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here