Exposição digital mostra estrutura interna dos cipós

0
178

Agência FAPESP – O Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), em parceria com o metrô de São Paulo, traz ao público vídeo e mostra virtual “Cipós: os segredos suspensos da floresta”, em projeto de cultura e extensão com apoio da FAPESP.

Na exposição são apresentadas imagens macroscópicas e microscópicas, a diversidade de formas, cores e desenhos únicos das estruturas internas dos cipós, que também são conhecidas como trepadeiras ou lianas.

Essas plantas são facilmente reconhecidas pelos caules pendurados ou entrelaçados entre árvores que chegam a representar um quarto de todas as espécies em florestas tropicais, fornecendo alimento para a fauna e passarelas suspensas por onde animais se locomovem no topo das árvores.

O intuito da mostra é que o espectador descubra a riqueza, os detalhes e as diferentes estruturas dessas plantas. A exposição é composta de vídeos e imagens artísticas naturais, com desenhos em forma de cruz, flor, pés, triângulos, círculos concêntricos, entre outros formatos.

O vídeo e todas as imagens da exposição “Cipós: os segredos suspensos da floresta” podem ser vistos no site da Linha da Cultura do Metrô de São Paulo.
 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here