ABT apreende 200 metros cúbicos de madeira na Bolívia

0
72
????????????????????????????????????

O comboio transportava 180 toras de madeira nobres da Amazônia Boliviana

Uma operação da ABT (Autoridade de Fiscalização e Controle Social de Florestas e Terras) fechou três operações clandestinas de madeiras na província de Guarayos e confiscou 180 toras com aproximadamente 200 metros cúbicos. Conforme o diretor executivo da ABT, Víctor Hugo Áñez, na área existe três comunidades em conflito de terra, e foi observado a existência de um quarto assentamento como extensão das comunidades existentes onde ocorria extração ilegal.

Entre as madeiras apreendidas estavam as espécies Ochoó e Serebó, espécies nobres da Amazônia Boliviana, que serão leiloadas. Em entrevista ao El Deber, Áñez alertou a população das comunidades “para não ser irresponsável com o uso da terra e não envolver na extração ilegal de madeiras”.

Outra denúncia investigada é de supostas irregularidades nos Planos Gerais de Manejo Florestal (PGMF). A ABT informou que irá avaliar todos os documentos de forma objetiva, para fornecer as soluções técnicas e jurídicas cabíveis. Porém, afirmou que não irá interferir nas decisões orgânicas das comunidades.

A ABT negou que esteja facilitando a extração ilegal de madeiras na província de Guarayos e afirmou que sua função é zelar, controlar e regularizar a atividade florestal e agrícola.

Por Mundo e Meio com informações de El Deber

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here