Povos indígenas plantarão 1 milhão de árvores na Amazônia

0
63

Ecoporé, Forest Trends, Rede de Sementes do Xingu e Arbor Day Foundation plantar um milhão de árvores e fortalecer a subsistência indígena na Amazônia brasileira.

Cooperação entre Ecoporé, Forest Trends ‘Communities and Territorial Governance Initiative” e Rede de Sementes do Xingu, com apoio da Arbor Day Foundation, em parceria direta com comunidades de oito territórios indígenas (7 no estado de Rondônia e 1 no noroeste do estado de Mato Grosso), plantarão um milhão de árvores. As sete terras indígenas localizadas em Rondônia, correspondem a 1/3 do total dessas áreas demarcadas para o estado. A área ocupada pelos plantios será de aproximadamente 400 hectares.

A parceria utilizará técnicas agroflorestais, que aumentam o armazenamento de carbono e apoiam a biodiversidade nas florestas, aumentando a segurança alimentar nas comunidades. Culturas comercializáveis ​​como açaí, castanha do Brasil, cacau e babaçu também proporcionarão renda sustentável para aqueles que manejam áreas de restauração. Também será realizado o plantio direto de sementes com tecnologias reconhecidas e premiadas adotadas pela Rede de Sementes do Xingu.

O trabalho de reflorestamento planejado incluirá mais de 70 espécies e se estenderá por 1,5 milhão de hectares na Amazônia brasileira. O projeto prevê ainda a aquisição de sementes das próprias comunidades, contribuindo para geração de renda desses povos indígenas e fortalecendo a cadeia da restauração na região sudoeste da Amazônia.

Para Marcelo Ferronato coordenador do projeto pela Ecoporé “o projeto chegou em um momento importante, irá contribuir para o fortalecimento da bioeconomia e inserção dos produtos indígenas nas cadeias produtivas da sociobiodiversidade, promoverá a recuperação de áreas desmatadas nas terras indígenas, fixação de carbono dentre outros benefícios associados aos objetivos do desenvolvimento sustentável”.

Por Ecoporé

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here