Parque Nacional de Yaguas: paraíso intangível coberto por florestas tropicais amazônicas

0
61

Uma das razões pelas quais a líder indígena da etnia Bora, Liz Chicaje Churay, se destacou é a defesa do meio ambiente e seu empenho pela criação do Parque Nacional de Yaguas, fato que se concretizou em janeiro de 2018. Conheça o importância desta área natural protegida, considerada um autêntico paraíso intangível coberto de florestas tropicais amazônicas.

O Parque Nacional Yaguas está localizado na região de Loreto . Possui uma área de 868.927 hectares e inclui os distritos de Putumayo, província de Maynas, e os distritos de Pebas, San Pablo e Ramón Castila, na província de Mariscal Ramón Castilla.

Esta área natural protegida oferece as condições ecológicas perfeitas para que, num cenário fascinante e místico, habite uma grande variedade de espécies de flora e fauna.

Serviços ambientais para comunidades

Ao mesmo tempo, presta serviços ambientais às comunidades indígenas assentadas na bacia dos rios Putumayo e Yaguas, pertencentes às etnias Quichua, Bora, Ticuna, Huitoto e Yagua , as mesmas que com suas ancestrais práticas e costumes tradicionais aproveitam os recursos natural de forma sustentável.

O Parque Nacional de Yaguas se posiciona como uma das áreas protegidas que ainda conserva e protege as florestas tropicais intactas que regulam os ciclos hidrológicos das duas bacias citadas, prestando também serviços ambientais como o armazenamento de dióxido de carbono como mecanismo viável para a mitigação da aquecimento global que, direta ou indiretamente, beneficie as comunidades do entorno e todo o planeta.

Por abranger uma ampla gama de habitats aquáticos, que vão desde pequenos riachos nas cabeceiras até grandes lagos ao longo dos majestosos rios principais, o Parque Nacional de Yaguas também é conhecido por proteger a floresta de várzea, uma região mais diversificada em espécies. de peixes locais e migratórios de todo o Peru.

Corredor biológico

Por outro lado, uma das características mais marcantes do Parque Nacional Yaguas é que graças ao seu reconhecimento foi criado um corredor biológico contínuo de florestas que facilita o fluxo genético na bacia do rio Putumayo, desde o Parque Nacional Río Puré, Parque Nacional Natural Cahuinari e Parque Nacional Natural Amacayacu, localizados na Colômbia, e as Áreas de Conservação Regionais Maijuna Kichwa e Ampiyacu Apayacu, localizadas no Peru.

Flora e fauna intangíveis

O privilégio do Parque Nacional Yaguas também transcende o fato de que todas as suas comunidades de animais e plantas estão em excelente estado de conservação .

Isso permite que essa área natural protegida seja um paraíso para a pesquisa científica , já que nos últimos anos novas espécies foram descobertas para a ciência.

São 8 tipos de peixes dos gêneros Ituglanis, Centromochlus, Mastiglanis, Batrochoglanis, Ancistrus, Ammocryptocharax, Characidium e Synbranchus; três tipos de anfíbios e um tipo de ave do gênero Herpsilochmus ainda não descritos pela comunidade científica.

O Parque Nacional de Yaguas protege e conserva espécies sob algum tipo de ameaça, como o lobo do rio, o tamanduá, o macaco-peludo comum, o jacaré, a tartaruga motelo, entre outros.

Em relação à flora, nove espécies novas para a ciência também estão registradas, correspondendo aos gêneros Aphelandra (Acanthaceae), Calathea (Marantaceae), Carpotroche (Achariaceae), Mayna (Achariaceae), Cyclanthus (Cyclanthaceae), Pausandra (Euphorbiaceae) e Palmorchis (Orchidaceae).

Por Agência Andina

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here