Bolívia: incêndio devasta mais de 20 km de floresta em San Ignacio de Velasco

0
238

Bolívia

O fogo acalma em Copaibo; no entanto, está fora de controle no município de San Ignacio de Velasco. O ministro da Defesa, Fernando López, afirmou que "a questão dos incêndios em Copaibo, uma área do município de Concepción, foi muito bem resolvida"; Porém, o incêndio que assola o departamento de Santa Cruz está presente em outras regiões com 16 incêndios ativos.

A autoridade disse que o trabalho conjunto de 270 pessoas dará uma boa notícia a respeito da situação na região de Copaibo, onde o fogo latente está rastejando, razão pela qual acrescentaram nas últimas horas a presença de 100 bombeiros trabalhando na área com outros membros das Forças Armadas e voluntários.

Apesar deste cenário encorajador, a autoridade explicou que existe uma "extensa língua de fogo" na parte de San Ignacio de Velasco. Esta jurisdição é atualmente a mais afetada por incêndios florestais. O ministro calculou que nesta área estão queimando entre 20 e 30 quilômetros de florestas, por isso as brigadas também se deslocaram ao local.

Dos 16 grandes fogos ativos no departamento de Santa Cruz, seis correspondem ao município inaciano, seguido por Concepción (3), San Matías (3), San Rafael (1), Guarayos (2) e Postrervalle (1), de acordo com ao relatório do Diretor de Recursos Naturais do Governo, Yandery Kempff.

Atualmente, o território de Santa Cruz está com 66% de risco alto ou muito alto de possíveis incêndios, o que significa que não se deve baixar os braços porque nos próximos dias pode haver instabilidade climática, o que pode favorecer o aparecimento de incêndios e agravam as perspectivas para as áreas afetadas, de acordo com Kempff.

Por El Deber 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here