BOLÍVIA: Governo emite declaração de desastre nacional devido a incêndios e seca

0
370

O governo transitório emitiu nos últimos minutos um decreto declarando um desastre nacional devido a incêndios e secas  que afetam cinco departamentos da Bolívia . Com essa regra se abre a porta para a chegada de ajuda internacional.

“Vamos enfrentar o desafio e a crise dos incêndios e da seca. Peço unidade para enfrentar o fogo e proteger o meio ambiente e os animais . Estamos declarando um desastre nacional por causa da seca e dos incêndios”, anunciou a presidente Jeanine Áñez.

Por sua vez, o Ministro da Defesa, Fernando López, afirmou que os três níveis de governo esgotaram suas forças e tudo ao seu alcance foi feito para apagar o fogo. Ele indicou que  os recursos disponíveis foram utilizados para lidar com o incêndio, mas que não é mais possível continuar lutando sozinho contra esta situação.

Isso significa que será solicitada ajuda internacionalE as portas se abrirão para que mãos amigas possam concentrar sua atenção na Bolívia e assim canalizar a máxima colaboração possível .

O ministro anunciou que o comando nacional de incidentes será instalado em Santa Cruz para que também venham representantes do Poder Executivo para dar suporte a essa situação.

fogo está avançando, os fogos se juntaram e por causa dos ventos e das altas temperaturas, não tem outro jeito de enfrentar essa crise (…). Vamos fazer um planejamento focado e em cada setor dos fogos vai ter um comando de incidentes para ficar conectado “, relatou López.

Outro benefício da declaração de desastre é que os governos locais e departamentais serão capazes de coordenar ações com o governo central. Já os ministérios da Economia, do Planejamento e das Relações Exteriores buscarão recursos para a Bolívia (até agora chegaram apenas seis bombeiros espanhóis especializados em incêndios).

Por El Deber

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here