Rondônia registra quase mil focos de queimadas na 1ª semana de outubro

0
126

A primeira semana de agosto Rondônia acumulou 996 focos de incêndio detectados pelo satélite de referência Aqua do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em comparação com o mesmo período do ano passado o número é 643% maior, em outubro de 2019 o estado registrou 134 pontos de queimadas.

A primeira semana de outubro ficou na segunda posição nacional dos estados que mais tiveram focos de incêndios, o estado do Pará (PA) ficou em primeiro lugar.

No mesmo período Rondônia representou 21,2% das queimadas na Amazônia, que registrou 4.692 focos de incêndio. O recorde de focos para Rondônia foi em outubro 2003, quando houve 7.593 pontos de fogo captados pelo satélite de referência do Inpe.

Em Porto Velho foram registrados 218 focos de queimadas entre os dias 1 e 7 de outubro deste ano. No ano passado, a capital aparecia no sétimo lugar com apenas nove pontos de chamas, um percentual de mais de 2.300%.

Porto Velho se destaca junto com as cinco cidades do estado que mais tiveram focos na primeira semana de outubro de 2020. A capital rondoniense é a primeira cidade com maior número de queimadas no ranking nacional.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here