No Brasil, a cada 10 óbitos de crianças de 0 a 14 anos, mais da metade são de crianças de 0 a 4 anos de idade

0
232
Dados apontam que a primeiríssima infância está em risco frente aos acidentes no país. Pensando nisso, ONG Criança Segura lança ebook com orientações de prevenção de acidentes voltadas a essa faixa etária.

No último ano, 33.456 crianças de 0 a 4 anos foram internadas vítimas de acidentes no Brasil, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde e analisados pela ONG Criança Segura.

Ainda conforme os dados, em 2018 mais da metade das mortes de crianças – em decorrência de acidentes – aconteceu entre zero e quatro anos de idade, evidenciando que a primeiríssima infância está em risco frente aos acidentes no Brasil.

Nos bebês com menos de um ano de idade, a sufocação é o acidente que representa a principal causa de morte. Já na faixa etária de 1 a 4 anos de idade, o afogamento é a primeira causa de morte acidental e as quedas são a principal causa de internação por motivos acidentais. Diariamente, 90% das mortes de crianças podem ser evitadas, no Brasil, por meio de ações comprovadas de prevenção de acidentes.

Esses dados trazem à tona a importância do cuidado com as crianças desde os primeiros anos de vida. De acordo com Vania Schoemberner, gerente executiva da Criança Segura, “o olhar e a concepção sobre os acidentes precisam ser transformados, deixando de considerá-los como fatalidades que independem de nossas ações. Mais do que fatalidades, os acidentes são em sua maioria previsíveis e evitáveis”, explica.

Por isso, o olhar atento e cuidadoso na primeiríssima infância é primordial para preservar a vida das crianças. Diante desse cenário, a Criança Segura lança o ebook Cuidados com o bebê. A publicação, que faz parte da campanha “Cuidados com a vida”, traz informações sobre as características do desenvolvimento infantil — que tornam as crianças mais suscetíveis aos acidentes —, sobre as causas mais comuns de acidentes com os pequenos e orientações para a prevenção de diversos tipos de acidentes.

Mães, pais, avós, responsáveis, profissionais de saúde, educadores e todos que tem interesse pelo tema poderão se informar melhor sobre como evitar acidentes com crianças na hora de brincar, comer, dormir, etc. Além de obter conhecimentos sobre a segurança das roupas, sobre como evitar intoxicação com produtos de limpeza e sobre orientações gerais de segurança.

“Se pensarmos que 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas de prevenção, umas das formas mais efetivas de prevenir é, primeiramente, se informar. Esse ebook traz informações essenciais de prevenção de acidentes com crianças”, conta Vania.

O ebook Casa Segura está disponível para download no site da ONG por meio deste link: (https://bit.ly/35J2ryR )

Sobre a Criança Segura

A Criança Segura é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, dedicada à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra brasileiro, Martin Eichelberger.