Publicadas mais duas normas de sustentabilidade em Turismo de aventura

0
142

Tema possui 41 normas brasileiras, dentre elas 16 internacionais.

Acabam de serem publicadas mais duas normas sobre sustentabilidade em Turismo de Aventura. São elas: a ABNT NBR ISO 21416 – Serviços de mergulho recreativo – Requisitos e orientação de práticas ambientalmente sustentáveis em mergulho recreativo, que especifica os requisitos para prestadores de serviços em relação às práticas responsáveis para o fornecimento de seus serviços, e a ABNT NBR ISO 21417 – Serviços de mergulho recreativo – Requisitos para treinamento em conscientização ambiental para mergulhadores recreativos, que especifica os requisitos para programas de treinamento projetados para educar os participantes na conscientização ambiental e nas práticas ambientais sustentáveis em atividades de mergulho recreativo.

Elaboradas pelo Comitê Brasileiro de Turismo (ABNT/CB-054), essas duas normas fazem parte do total de 41 documentos normativos publicados sobre o assunto, dos quais 16 são internacionais (ABNT NBR ISO).

O ABNT/CB-54 atua na Normalização no campo do turismo (hotelaria, restaurantes e refeições coletivas, agenciamento e operação e demais funções do setor de turismo), compreendendo a normalização de serviços específicos do setor de turismo e de operações e competências de pessoal, no que concerne a terminologia, requisitos e generalidades. Em seu acervo possui coletâneas separadas por temas: caminhada, cavalgada, cicloturismo, rafting, turismo com veículos motorizados, montanhismo e escalada, espeleoturismo, canionismo e cachoeirismo, técnicas verticais, arvorismo, mergulho recreativo, bungee jump, turismo sustentável, outras atividades e auditorias.

Para conhecer as normas e coletâneas acesse (www.abntcatalogo.com.br) e faça a busca pelo ABNT/CB-054.

Para participar da normalização do setor. Basta enviar um email para o analista responsável Antonio Cordeiro ([email protected]).

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Por Assessoria de Imprensa