ONG Criança Segura relança curso gratuito, totalmente reformulado, sobre prevenção de acidentes com crianças e adolescentes

0
335
“Prevenção de acidentes no dia a dia, cuidados na infância e adolescência” é um curso online e destinado a todos que têm filhos, cuidam ou se relacionam com crianças”

 

A maior causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil são os acidentes. Todos os anos, mais de 3 mil meninas e meninos, dessa faixa etária, morrem em decorrência disso e outras mais de 100 mil são internadas. 

Os acidentes que mais geram internações dessas crianças e adolescentes são quedas, queimaduras e intoxicações. E os que causam mais mortes são trânsito, sufocação e afogamento. 

“Se pensarmos que 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas de prevenção, uma das formas mais efetivas de prevenir é, primeiramente, se informar”, explica Vania Schoemberner, gerente executiva da ONG Criança Segura. 

Foi de olho nisto, que a ONG Criança Segura criou o curso “Prevenção de acidentes no dia a dia, cuidados na infância e adolescência”, que agora está totalmente reformulado e cheio de conteúdo sobre prevenção de acidentes.

Voltado para mães, pais, avós, profissionais da saúde, educadores, responsáveis e todos que têm interesse pelo tema, o curso é autoinstrucional, tem carga horária total de 20 horas e está organizado em seis aulas – 100% online e gratuitas – que abordam os seguintes temas: Cenário dos acidentes; Acidentes comuns (sufocações, acidentes com armas de fogo, afogamentos, queimaduras, intoxicações e quedas); Criança segura no trânsito (cadeirinha e mobilidade ativa) e Mobilização da comunidade. 

Cada aula tem de 2 a 3 vídeos. Com elas, os alunos terão acesso a informações atualizadas sobre dados de acidentes com meninas e meninos brasileiros, irão aprender porque as crianças são mais suscetíveis a se acidentarem e terão orientações valiosas sobre como prevenir os acidentes. Além disso, também aprenderão a adaptar o ambiente em que a criança vive para torná-lo muito mais seguro. 

O curso foi estruturado em um formato amigável, pode ser feito tanto pelo computador quanto pelo smartphone, e conta ainda com materiais complementares, ebooks, textos e emissão de certificado. 

Todos que têm filhos, cuidam ou se relacionam com crianças podem se inscrever, gratuitamente, por meio do link:  https://ead.criancasegura.org.br/login.php

Sobre a Criança Segura

A Criança Segura é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, dedicada à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra brasileiro, Martin Eichelberger.

Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo ao debate e participação nas discussões sobre leis ligadas à criança, objetivando inserir a causa na agenda e orçamento público; Comunicação – geração de informação e desenvolvimento de campanhas de mídia para alertar e conscientizar a sociedade sobre a causa e Mobilização – cursos à distância, oficinas presenciais e sistematização de conteúdos para potenciais multiplicadores, como profissionais de educação, saúde, trânsito e outros ligados à infância, promovendo a adoção de comportamentos seguros.

 www.criancasegura.org.br

Por Camila Alvarenga