Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES
3º Simpósio Internacional de Reúso de Água será online e começará nesta segunda-feira (16)
Com transmissão ao vivo pelo YouTube, evento, que traz como temática central “Cidades inteligentes e sua relação com a água”, reunirá em seis encontros especialistas nacionais e internacionais para discutir o assunto. As inscrições gratuitas.
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Paraná (ABES-PR), ABES Diretoria Nacional, a Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizarão, de 16 a 23 de novembro, o terceiro Simpósio Internacional de Reúso de Água. Com a temática central “Cidades inteligentes e sua relação com a água”, a edição 2020 do evento será totalmente online, reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir o assunto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link: http://abes-dn.org.br/?
Serão seis encontros no programa ABES Conecta, transmitidos ao vivo no YouTube ABES Saneamento (https://bit.ly/3ePhH18).
Importância da discussão
O reúso de água é fundamental na gestão de recursos hídricos. A reinserção da água já utilizadas nos ciclos, em qualidade adequada para que ela possa ser reutilizada, ao invés de ser descartada, promove o aumento da oferta de água e a economia circular.
Confira a programação completa
16 de novembro, segunda-feira
Abertura: 16h – 16h20
Moderador: Prof. Dr. Miguel Mansur Aisse – UFPR
Palestra 1: 16h20 – 16h50
Tema: Reúso da água como instrumento de gestão em cidades inteligentes
Palestrante: Prof. Dr. Arlindo Philippi Junior – USP
Palestra 2: 17h10 – 17h40
Tema: Visão geral do reúso de água no Brasil
Palestrante: Prof. Dr. José Carlos Mierzwa – CIRRA – Centro Internacional de Referência em Reúso de Água
17 de novembro, terça-feira
Abertura: 16h – 16h10
Moderadora: Dra. Karen J. do Amaral – ABES PR
Palestra 1: 16h10 – 17h
Tema: Potencialidades e barreiras da implementação do reúso de água
Palestrante: Menahem Libhaber – Consultor Banco Mundial
Palestra 2: 17h – 17h50
Tema: A evolução e os cases de sucesso do reúso de água no contexto internacional
Palestrante: Daniel Nolasco – IWA
18 de novembro, quarta-feira
Abertura: 16h – 16h10
Moderador: Profa. Dra. Selma Cubas – ABES PR, UFPR
Painel 1: 16h10 – 18h –
Tema principal: Bioeconomia e o reúso da água
Debatedor 1: Dr. Gustavo Rafael Collere Possetti – Gerência de Pesquisa e Inovação da SANEPAR e Coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgotos da ABES
Debatedor 2: Profa. Dra. Semida Silveira – Estocolmo, Suécia
19 de novembro, quinta-feira
Abertura: 16h – 16h10
Moderador: Prof. Dr. Eduardo Felga Gobbi – IEP, UFPR
Painel 2: 16h10 – 18h
Tema principal: Por que no Brasil o reúso não se desenvolveu de forma sistêmica?
Debatedor 1: Prof. Dr. Rafael K. Xavier Bastos – UF Viçosa
Debatedor 2: Eng. Pedro Luiz Prado Franco – Gerente de Planejamento e Desenvolvimento da SANEPAR
20 de novembro, sexta-feira
Abertura: 16h – 16h10
Moderador: Prof. Dr. Ramiro Gonçalves Etchepare – UFPR
Painel 3: 16h10 – 18h
Tema principal: Reúso descentralizado, estudo de caso reúso predial
Debatedor 1: Prof. Dr. Ricardo Franci Gonçalves – UFES
Debatedor 2: João Vitor Gallo – Petinelli Soluções em Greenbuilding
23 de novembro, segunda-feira
Abertura: 16h – 16h10
Moderador: Prof. Dr. Cristovão Vicente S. Fernandes – UFPR
Painel 4: 16h10 – 18h
Tema principal: O que precisamos para ter segurança no reúso (legislação, monitoramento), quem deve controlar? Quem deve estar envolvido no sistema?
Debatedor 1: Flavio Silva Machado – SABESP
Debatedor 2: Eng. Ambiental Bruno Tonel Otsuka – Gerente de Bacias Hidrográficas da SEDEST
Debatedor 3: Roberto Serta – Representante do CREA PR
Sobre a ABES
Com 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas. www.abes-dn.org.br
ABES, há 54 anos trabalhando pelo saneamento, pela saúde e pela qualidade de vida das pessoas.
Serviço
O quê: III Simpósio Internacional de Reúso de Água
Quando: de 16 a 23 de novembro, às 16h
Onde: online (YouTube – ABES Saneamento)
Evento gratuito
Por Assessoria de Comunicação da ABES-SP