Funai vai adquirir 40 tratores para fortalecer atividades produtivas em Terras Indígenas

0
707

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vai realizar a compra de 40 tratores industriais e outros equipamentos agrícolas para apoio às atividades produtivas em diversas comunidades indígenas. A intenção é contribuir para que elas mantenham a produção, além de colaborar para que, no período pós-pandemia, os indígenas invistam e processos de geração de renda, sempre respeitando a autonomia e a vontade de cada etnia.

Segundo o presidente da Funai, Marcelo Xavier, a aquisição do maquinário é uma grande iniciativa da fundação para promover a autossuficiência dos povos originários, com foco no etnodesenvolvimento, que busca melhorar as condições de vida das populações indígenas, ao mesmo tempo em que valoriza suas práticas tradicionais.

“Estamos investindo para que as comunidades possam fortalecer a produção sustentável nas aldeias e adquirir independência financeira, fazendo com que protagonizem sua própria história de superação. Dessa forma, é possível permitir que milhares de famílias indígenas alcancem a autonomia e dignidade”, destaca Xavier.

A ideia é que os indígenas sejam capacitados para a utilização dos tratores. Entre os itens a serem adquiridos estão também 40 grades aradoras, 40 carretas de madeira para trator e 45 plantadeiras. O edital de licitação foi publicado nesta quinta-feira (26) e está disponível no Portal de Compras do Governo Federal.

Desde o início da pandemia do novo coranavírus, a Funai já investiu, em todo o país, R$ 10,4 milhões em ações de etnodesenvolvimento, visando ao apoio às atividades de psicultura, roças de subsistência, colheita de lavouras, confecção de máscaras de tecido e artesanato, produção agrícola, casas de farinha, entre outros.

Assessoria de Comunicação/Funai