Londres será reconhecida como primeira cidade Parque Nacional

0
467
Assembleia de Londres apoia a proposta de que a cidade seja reconhecida como Parque Nacional

 

A cidade de Londres, capital da Inglaterra e do Reino Unido, que tem sua história escrita desde a época do Império Romano, chega ao século 21 como uma das mais contemporâneas misturando em sua paisagem os valores históricos com a modernidade. A imponente cidade se destaca atualmente pela sustentabilidade e caminha para ser reconhecida como Parque Nacional, com apoio e aprovação da Assembleia de Londres.

A proposta tem uma justa razão. Londres tem 47% da superfície total ocupada por parques, conforme dados do Greater London National Park, instituição que lançou a campanha para tornar a capital britânica como a primeira cidade parque do mundo. São três mil parques, os 3,8 milhões de jardins privados, além de 142 reservas naturais e as mais de 13 mil espécies de fauna silvestre dentro dos 1.572 quilômetros quadrados da cidade.

A iniciativa partiu do professor de geografia, Daniel Raven-Ellison, e logo a proposta ganhou adesão da população e agora tem apoio de grande parte da Assembleia de Londres.

Por quê Londres?

A campanha que pretende transformar a cidade de Londres em parque nacional tem divulgado dados que vem influenciando e estimulando um bom número de britânicos. O Reino Unido tem dez Parques Nacionais, com a maioria instaladas na Inglaterra, e pela ordem, seguida por Gales e Escócia.

Além dos 47% do seu espaço territorial ocupado por parques, equivalente a 1.572 quilômetros quadrados, Londres tem cerca de 60% de seu espaço aberto composto por bosques, parques e margens de rios, o que credencia para o titulo de primeira Cidade Parque do mundo.

Importância

O título não seria apenas um status ambiental, mas segundo especialistas e defensores da proposta, o reconhecimento legal dará à cidade o poder de melhorar a qualidade devida dos moradores e reduzir gastos com saúde, estimados atualmente em £900 milhões a cada ano.

Apoio do Parlamento

A melhora das defesas contra desastres naturais é um dos fortes argumentos de apoio da Assembleia de Londres (poder legislativo da cidade) a iniciativa Greater London National Park. Parte dos 25 integrantes já se manifestou favorável e formalizou pedido ao prefeito da cidade para que também apoie a proposta.

 

Por Mundo e Meio Notícias