Bogotá recebe a maior frota de ônibus elétricos da América Latina

0
130

A maior frota de ônibus elétricos da América Latina está em Bogotá, capital da Colômbia, cidade com uma população metropolitana de quase 8 milhões de pessoas. Ao todo são 47 veículos tipo ônibus 100% elétricos, que estarão compondo a frota rodante do transporte coletivo urbano. A efetivação dos sistemas de transportes públicos eletrificados está em rápido naquele país.

A Prefeitura de Bogotá e a Transmilênio S.A (Autoridade de Transporte Público da Cidade de Bogotá) realizaram o lançamento do primeiro lote de 120 ônibus, que entrará em operação em nove rotas de ônibus por toda a cidade em 26 de dezembro de 2020, e atenderá aproximadamente 69.300 passageiros. As 350 unidades restantes estão planejadas para serem colocadas nas outras 30 rotas durante o primeiro trimestre de 2021, atendendo um total de 302.000 passageiros do serviço de ônibus com emissão zero.

Autonomia

Os ônibus incluem modelos de 9 e 12 metros, com capacidade para 50 e 80 passageiros respectivamente. Para recarregar o sistema elétrico de cada veiculo levará o tempo entre 1,5 a 2,5 horas, dependendo do modelo. A autonomia ultrapassa 300 quilômetros com a carga completa e a estimativa é que cada ônibus circule em média 260 quilômetros por dia. Dessa forma terá um carregamento diário.

Menos poluição

Os ônibus elétricos tem vantagens acima de modelos semelhantes movidos à diesel. Além da economicidade, os veículos deixarão de emitir 12.500 toneladas de dióxido de carbono e 2,5 toneladas de material particulado anualmente.

Conforto
Cada ônibus vem equipado com uma cabine de segurança do motorista, plataforma de acesso para pessoas com deficiência, interfaces USB de carregamento de celular e outros recursos centrados nas pessoas.

 

Por Mundo e Meio