Com nova enchente, rio Acre deixa desabrigados

0
97

Com nova enchente do rio Acre, em Rio Branco (AC), 20 famílias ribeirinhas tiveram que ser removidas. De acordo com a Defesa Civil, o rio teve um transbordamento médio, de pouco mais de 1 metro, afetando 12 bairros da capital do Acre.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Major Falcão, explica que essa é a segunda enchente nos últimos 5 dias. O nível do Rio Acre pode chegar a 16 metros, podendo afetar de 100 a 200 famílias, que ficariam desabrigadas. Em 39 dos últimos 50 anos, ocorreram transbordamentos no Rio Acre, sendo que 42% foram no mês de fevereiro e 32% em março.

Major Falcão explica os principais riscos para as famílias que moram na beira do Rio.
No começo do mês, Rio Branco foi afetada com enchentes em 8 igarapés, atingindo 3 mil casas. O Corpo de Bombeiros do estado monitora ainda outros rios e municípios que também são atingidos pelas cheias nessa época do ano.

Em Sena Madureira, o Rio Iaco transbordou, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, com 25 famílias desabrigadas e 46 desalojadas. Em Tarauacá, a situação é semelhante, e nove famílias ficaram desabrigadas no último fim de semana. O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, e o Rio Purus, em Santa Rosa do Purus, estão em alerta.

`Por Agência Brasil