Iniciativa de duas crianças consegue R$ 23 mil para plantio de mudas

0
450
Meio Ambiente

Amigos fizeram uma vaquinha online para ajudar a Mata Atlântica

Uma iniciativa de duas crianças trouxe um pouco de esperança para aqueles que acreditam em um futuro melhor. Marcello, de 8 anos, e Olivia, de 11, realizaram um financiamento coletivo que angariou R$ 23 mil para plantio de cerca de 1,5 mil mudas de árvores nativas de Mata Atlântica. Depois, procuraram a Fundação SOS Mata Atlântica para realizar a meta de plantio em área equivalente a um campo de futebol.

Apesar da distância – ele na Inglaterra e ela no Brasil – os amigos de infância atingiram a meta divulgando a campanha com conhecidos e nas redes sociais. No ano passado, Olívia plantou a primeira muda do “Campo dos sonhos” dela e de Marcello – que presenciou tudo por videoconferência.

Para a coordenadora de Educação Ambiental da Fundação, Kelly De Marchi, mostrar a importância da floresta na vida de cada um é o melhor caminho para incentivar a preservação.

A amizade de Marcello e Olivia começou antes mesmo deles nascerem. As mães das crianças são amigas de infância.

Eles surfaram na onda de grande engajamento global de crianças e jovens pelo clima, chamados de “Geração Greta” – em alusão à ativista ambiental sueca Greta Thunberg e seu movimento que realiza diversas ações pelo mundo. A menina Olívia explica porque é tão importante cuidar da natureza e aproveita para anunciar um novo projeto.

A história começou após uma visita dos dois à ONG SOS Mata Atlântica, em Itu, em janeiro de 2019. No local são produzidas 450 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica por ano, usadas em projetos de restauração florestal.

Após visitarem a área, os amigos saíram de lá com a ideia de plantar árvores pelo bem do planeta. Mesmo separados pelo oceano, seguem unidos no sonho, de forma virtual.

Por Agência Brasil