Moscou tem plano sustentável para ter apenas ônibus elétricos até 2030

0
239

Moscou, a capital russa, tem plano sustentável de trocar por completo o diesel e gasolina por impulsão elétrica na frota de ônibus do transporte urbano. A meta é quadruplicar o número de ônibus elétricos até 2030. A informação para a agência Reuters partiu de um alto funcionário do transporte municipal.

A Mosgortrans, que administra a vasta rede de ônibus e bondes de Moscou, disse que sua frota de cerca de 600 ônibus elétricos será ampliada em 400 veículos até o fim do ano, em mais 420 no ano seguinte e depois em 855, elevando a frota de elétricos para mais de 2.000.

“Todos os anos, o plano será substituir todos os veículos de transporte público rodoviários por ônibus elétricos”, disse Artyom Burlakov, vice-chefe do departamento de projetos inovadores em Mosgortrans.

Ativistas ambientais saudaram a iniciativa. “Eles também estão comprando bondes novos e mais eficientes em termos de energia, o que é uma coisa boa”, disse Mikhail Babenko, chefe do programa de economia verde do World Wildlife Fund (WWF) Rússia.

Babenko disse que ainda há um longo caminho a percorrer, no entanto, quando se trata de os moscovitas mudarem seu próprio comportamento em favor de alternativas menos poluentes.