Plano de negócios para RPPNs e seu entorno

0
549

O WWF não promove ou apoia atividades que não estejam de acordo com o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza

Por WWF-Brasil

Em 31 de janeiro de 2021, o WWF-Brasil, com apoio do projeto PaSoS, financiado pela União Europeia, e em parceria com o Senai, Sebrae e a Ecoa, lançou o Curso Plano de Negócio para RPPN.

Gratuito e totalmente em formato EaD (Ensino a Distância), o objetivo do curso é apoiar os empreendedores de RPPNs com informações práticas, claras e diretas, para a criação de um Plano de Negócios, mostrando a realidade de empreender em RPPNs no Brasil, usando ferramentas atuais e de forma a visualizar seu futuro negócio o mais próximo da realidade possível.

Seguindo as normas e procedimentos delimitados pelo SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza), o curso baseia-se no “Guia para o desenvolvimento de plano de negócios para RPPN e outras áreas de conservação“, desenvolvido em 2019 pelo WWF-Brasil e o Sebrae, com apoio da União Europeia.

O WWF-Brasil não apoia ou promove atividades que não estejam de acordo com o previsto pela Lei do SNUC em Unidades de Conservação de proteção integral ou uso sustentável. No caso das RPPNs, as atividades permitidas são pesquisa científica, visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.

O PDF “Oportunidades de negócio para RPPN”, que vem circulando nas redes sociais fora de contexto, é um anexo do “Guia para o desenvolvimento de plano de negócios para RPPN e outras áreas de conservação” e foi desenvolvido especificamente como um planejamento integrado de uma propriedade rural com RPPN, agregando as diferentes possibilidades de negócio em uma propriedade e, ao mesmo tempo, incentivando a criação de áreas protegidas privadas.

Apresentado isolado e fora de contexto, o material “Oportunidades de negócio para RPPN” está sendo usado para ilustrar interpretações equivocadas e que vão contra o que o WWF-Brasil promove e defende.