Edital vai apoiar pesquisas voltadas à produção sustentável de biomassa para a bioeconomia

0
407

Agência FAPESP – A FAPESP e a Organização Neerlandesa para a Pesquisa Científica (NWO) anunciam uma nova chamada de propostas com o tema “Produção sustentável de biomassa para a bioeconomia”. Trata-se do oitavo edital lançado em conjunto pelas instituições, que mantêm acordo de cooperação científica desde 2012.

Os projetos, com foco interdisciplinar, devem apresentar soluções para funcionar em ambientes específicos, a fim de desenhar ações que se encaixem nas configurações de outras paisagens.

As soluções devem versar sobre o uso sustentável da paisagem que combine uma gama de funções e demandas. Isso exigirá uma abordagem multidisciplinar (ciências naturais e ciências sociais) e em vários níveis (campo/fazenda, paisagem, nível nacional) para que se chegue a essas soluções abrangentes. Parte do projeto deve ser uma análise aprofundada do estudo de caso que resulte no desenvolvimento de transferência do conhecimento.

Os projetos podem incluir a produção sustentável de uma ampla gama de fontes de biomassa para diferentes formas. As fontes de biomassa podem variar entre plantações, silvicultura, produção pecuária, agricultura e resíduos florestais e as aplicações de alimentos e rações para fibras (incluindo blocos de construção químicos) e energia.

As áreas temáticas da chamada são: a) Desenvolvimento de novas e/ou melhores plantações; b) Gestão de agrossistemas; c) Métodos de plantação e manejo agrícola com o intuito de melhorar a sustentabilidade econômica, social e ambiental; d) Impacto social e econômico que resulte em mais empregos locais e valor agregado para as comunidades, pequenas fazendas e pequenas indústrias; e) Soluções que, pelo menos, mantenham e, de preferência, melhorem a biodiversidade e a saúde ambiental.

Dentro do orçamento disponibilizado para a chamada, a FAPESP e a NWO pretendem financiar dois projetos colaborativos com cinco anos de duração, de acordo com as condições e nas modalidades de apoio especificadas abaixo.

A NWO disponibilizará um orçamento de € 1,4 milhão para a chamada e a FAPESP compromete-se a financiar propostas conforme respectiva modalidade de apoio (Auxílio Temático ou Jovem Pesquisador).

A data-limite para submissão de propostas à FAPESP e no portal da NWO é 21 de setembro de 2021 (FAPESP, até as 23h59 no fuso horário de Brasília; NWO, até as 14h no fuso horário dos Países Baixos) .

A NWO realizará um workshop on-line para apresentação da chamada em 1º de junho de 2021. No dia 17 de junho, a FAPESP realizará um evento para promover a interação entre potenciais parceiros.

O edital está publicado em: fapesp.br/14839.