Iniciativa do IICA reconhece e destaca líderes da ruralidade nas Américas

0
183

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) reconhecerá líderes da ruralidade das Américas como parte de uma iniciativa criada para homenagear os homens e as mulheres que deixam rastro e fazem a diferença no campo na América Latina e no Caribe.

Trata-se de um reconhecimento aos que exercem um duplo papel insubstituível: ser avalistas da segurança alimentar e nutricional e ser guardiões da biodiversidade do planeta por meio da produção em qualquer circunstância. Esse reconhecimento destacará a sua capacidade de promover exemplos positivos para as zonas rurais da região.

Por meio da iniciativa, o IICA divulgará histórias de vida de produtores agropecuários e de habitantes do meio rural.

Os #Lideresdelaruralidad receberão como reconhecimento o prêmio #Elalmadelaruralidad e serão convidados a participar de diversas instâncias assessoras do organismo especializado em desenvolvimento agropecuário e rural.

No âmbito da iniciativa, o IICA trabalhará para que o reconhecimento facilite vinculações com organismos oficiais, da sociedade civil e do setor privado para a obtenção de apoio às suas causas.

“Falamos de pessoas cuja pegada está presente em cada alimento que consumimos onde quer que esses alimentos cheguem, em cada lote de terra produtiva e nas comunidades de que eles e suas famílias fazem parte. São homens e mulheres que deixam rastro e são a alma da ruralidade porque produzem, plantam, colhem, criam, inovam, ensinam e unem”, afirmou o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, ao lançar a iniciativa.

“São pessoas que encarnam lideranças silenciosas que é preciso visibilizar e reconhecer. São, sobretudo, exemplos de vida. Porque transformam, superam adversidades e inspiram”, acrescentou.

O IICA trabalhará com as suas 34 representações nas Américas na escolha dos primeiros #Lideresdelaruralidad.

Os resultados da primeira etapa da iniciativa serão apresentados ao Comitê Executivo do IICA, uma das instâncias de governo do Instituto.

Sobre o IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.