Negócios comunitários ligados à sociobiodiversidade terão capacitação para exportação de seus produtos

0
82

Iniciativa do Instituto Conexsus irá selecionar 40 associações ou cooperativas que tenham interesse em exportar produtos dos cinco biomas brasileiros

Destravar os caminhos para exportação dos diversos produtos da sociobiodiversidade brasileira gerados por associações, cooperativas e pequenos negócios que atuam de maneira sustentável nos biomas brasileiros é o objetivo do edital que será lançado nesta quarta-feira, 15/09, pelo Instituto Conexsus – Conexões Sustentáveis, dentro do programa Trilhas para Exportação.

Atualmente, no Brasil, há cerca de 4 milhões de pessoas, cerca de 2% da população brasileira, que obtêm o seu sustento por meio da agricultura familiar ou atividades ligadas ao extrativismo. No cenário global, os produtos da sociobiodiversidade brasileira são um sucesso inquestionável, conquistando cada vez mais mercados consumidores, mas ainda ocupando um espaço muito pequeno.

Pesquisa recente, conduzida pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), mostrou que os produtos da Amazônia brasileira, por exemplo, correspondem a apenas 0,17% de um mercado mundial de US$ 176 bilhões anuais.

Por meio do edital, o programa Trilhas para Exportação irá selecionadar 40 organizações que passarão por uma jornada de capacitação para exportação. Além da capacitação, os negócios comunitários terão acesso ao serviços disponíveis na plataforma Negócios pela Terra (https://negociospelaterra.com), que faz a ponte entre produtores e compradores.

Participação

O edital está aberto a todas as organizações brasileiras de base comunitária, rurais e florestais, cooperativas e associações, com CNPJ, que atuem em cadeias com demanda internacional e que tenham interesse em exportar ou que já exportam.

É vedada a participação de empresas privadas ou empreendedores individuais.

Capacitação

A capacitação acontecerá em 4 módulos complementares compostos por conteúdos informativos, exercícios remotos, rodas de conversa, avaliação e caderno síntese. Os encontros virtuais acontecerão no período entre 18 de outubro e 10 de dezembro.

A inscrição do negócio comunitário no Trilhas para Exportação poderá ser feita aqui.

Período de inscrição: 15/09/2021 a 06/10/2021